Atualmente é comum ouvirmos, em diferentes mídias, matérias sobre a vida nas ruas, miséria nas grandes cidades, violência causada por menores de idade e marginalização. Para aprofundarmos ainda mais nossos conhecimentos nesta temática podemos utilizar bibliografias mais intensas, como é o caso do livro Capitães de Areia de Jorge Amado.
Este livro conta a história de um grupo de jovens que ao serem desprezados pela sociedade, principalmente por sua condição financeira e comportamento social, acabaram se unindo em uma cidade da Bahia. Como são menores de idade, eles precisam praticar crimes, como furtos, para se manterem.
A grande maioria das atitudes dos garotos é violenta. A primeira impressão que o grupo causava nas pessoas era temor, mas ao ler completamente o livro muda-se este conceito. O autor aborda o tema da marginalização sob um nova óptica, ele consegue levar o leitor a perceber a criminalidade sob uma nova perspectiva.
Jorge Amado é um ótimo escritor, mas particularmente eu ainda não havia encontrado nenhum de seus livros que me agradassem. No entanto, o livro Capitães de Areia me surpreendeu completamente. A história prende a leitura, fazendo nascer uma curiosidade por saber quais serão as novas e inusitadas aventuras dos meninos.
Com certeza eu indicaria a leitura deste livro! Mesmo possuindo um tema pouco chamativo, o livro foi brilhantemente desenvolvido por um dos grandes escritores de nossa literatura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário